Após 1 mês, Saúde imunizou 60% da população indígena contra a Covid-19

Pouco mais de um mês após o início da imunização contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, cerca de 60% dos indígenas com mais de 18 anos atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) receberam a primeira dose da proteção.
A taxa de vacinação, publicada na plataforma Localiza SUS, alimentada pela pasta com o panorama do enfrentamento da doença no país, mostra que 243 mil indígenas tomaram a primeira dose e 80 mil já completaram o ciclo com o reforço.

Ao todo, segundo o Ministério da Saúde, serão imunizadas 409 mil pessoas dessa parcela da população. “A meta é vacinar 90% do público-alvo, porém, não há uma data única para finalizar o processo de vacinação, já que cada DSEI [Distrito Sanitário Especial Indígena] se organiza de acordo com a realidade de logística e atendimento em área”, explica, em nota.
Monitoramento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) mostra que 49.331 indígenas tiveram Covid-19, sendo que 973 morreram. Ao todo, 162 povos foram afetados.
Os dados referentes às doses aplicadas e coberturas vacinais da população indígena das aldeias estão sendo disponibilizados, mas segundo o Ministério da Saúde, como os locais são de difícil acesso, pode ocorrer lentidão.
“Como nas áreas mais remotas não há sinal de celular ou acesso à internet, ainda há dificuldades de registro imediato na inserção das doses no Sistema de Informação do PNI [Programa Nacional de Imunizações]”, explica.
A vacinação de povos indígenas começou em 19 de janeiro. O Metrópoles acompanhou o início da ação sanitária em Tabatinga, município amazonense distante 1,1 mil quilômetros de Manaus.