Jornalistas do RN ganham fórum em defesa do registro profissional

Os jornalistas do Rio Grande do Norte conseguiram a implantação de um Fórum Permanente na Assembleia Legislativa do estado, em defesa do Registro Profissional e pela derrubada da Medida Provisória 905/19 que já está e vigor e que dispensa o registro profissional para jornalistas, atuários, sociólogos, secretários, radialistas, publicitários, arquivistas e técnicos de arquivo.
A abertura do fórum aconteceu nesta segunda-feira (16) pelo deputado Sandro Pimentel (PSOL). “Esse é um espaço de discussão que reúne profissionais de várias áreas onde debateremos a precarização dessas profissões e onde lutaremos para a derrubada da MP 905 que só traz prejuízos para a sociedade”, disse o deputado.
A diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Ana Paula Costa, destacou a campanha realizada pela organização. “Estamos com a campanha nas ruas com o tema: Sou jornalista #DigoNão à MP 905. Mas é preciso que todos os colegas se somem a essa luta pela permanência dos nossos registros”, destacou Ana.
Já o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Alexandre Othon, é preciso que a sociedade civil organizada também entre nessa luta, visto que é a imprensa a maior porta voz do povo. “Essa MP é uma retaliação a nossa profissão, mas, além disso, é uma agressão à democracia, visto que enfraquece a imprensa e, consequentemente, precariza o direito à informação”, ressaltou Alexandre.
A MP 905 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro que cria o programa Verde e Amarelo, que acaba com o registro profissional de várias categorias profissionais, entre elas a de jornalista, radialista e publicitário.