quarta-feira , 21 fevereiro 2024
Lar Política Pesquisa Item/TRIBUNA DO NORTE aponta: Eraldo 22,4% e Jaime 22%
Política

Pesquisa Item/TRIBUNA DO NORTE aponta: Eraldo 22,4% e Jaime 22%

Pré-candidato à reeleição ao pleito de outubro deste ano, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), está praticamente empatado na preferência do eleitorado, com apenas quatro décimPré-candidato à reeleição ao pleito de outubro deste ano, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), está praticamente empatado na preferência do eleitorado, com apenas quatro décimos à frente do atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, do PSD. De acordo com a sondagem espontânea do instituto Item Pesquisas Técnicas/TRIBUNA DO NORTE realizada entre os dias 20 e 21 de janeiro, Eraldo Paiva aparece com 22,4% das intenções de votos contra 22,0% de Calado.os à frente do atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, do PSD. De acordo com a sondagem espontânea do instituto Item Pesquisas Técnicas/TRIBUNA DO NORTE realizada entre os dias 20 e 21 de janeiro, Eraldo Paiva aparece com 22,4% das intenções de votos contra 22,0% de Calado.

Outros seis nomes citados pelos eleitores espontaneamente, aparecem com índices abaixo de dois dígitos: o vereador Geraldo Veríssimo, 3,8%; Poti Neto ou candidato dele, 2,6%; a deputada estadual Terezinha Maia (PL) ou candidato apoiado por ela com 2,0%.

Depois seguem, um candidato de direita, 1,6%; qualquer nome da oposição e Rayuire Protásio, 1,0%; o ex-deputado estadual Alexandre Cavalcanti e Aninha Siqueira, 0,4% e outros nomes citados, 1,0%.

Jaime Calado (PSD) é ex-prefeito de São Gonçalo e avalia se será candidato este ano – FOTO: ALEX RÉGIS/ TRIBUNA DO NORTE

A pesquisa apontou, ainda, que quase a metade dos eleitores não tem candidatos a prefeito. Os indecisos ou que não quiseram opinar são 41,8%.

Já na pesquisa estimulada, em que é a apresentada uma lista com os nomes dos eventuais candidatos a prefeito de São Gonçalo do Amarante, o secretário Jaime Calado, que é aliado da governadora Fátima Bezerra (PT), aparece com 37,4% das intenções de votos, 1,8% a mais que Eraldo Paiva, que tem 35,6%.

Geraldo Veríssimo aparece com 5,2% e Terezinha Maia, viúva do falecido prefeito Paulo Emídio, a quem o petista sucedeu no cargo, é a preferida de 4,4% dos eleitores. Os indecisos e os entrevistados que declaram votar nulo ou branco são 17,4%.

A pesquisa Item/TRIBUNA DO NORTE também sondou em outras simulações na estimulada. Quando se retira o nome da deputada Terezinha Maia na sondagem estimulada, Jaime Calado tem 40,2%, seguido de Eraldo Paiva, 38,2% e Geraldo Veríssimo, 7,6%. Indecisos, brancos e nulos, 10%.

Com a retirada dos nome de Geraldo Veríssimo e Terezinha Maia, no confronto direto Calado e Paiva ficam empatados, 42,8%. Os indecisos, brancos e nulos são 14,4%.

Já no confronto direto entre Eraldo Paiva e Terezinha Maia, o prefeito aparece com 44,8% contra 39,8% da deputada. Indecisos, brancos e nulos, 15,4%.

Numa simulação com sete eventuais candidatos, o resultado da pesquisa estimulada foi o seguinte: Jaime Calado, 34,4%; Eraldo Paiva, 33,2%; Geraldo Veríssimo, 5,8%; Terezinha Maia, 4,4%; Rayure Protásio, 1,8%; Aninha Silveira, 1,4% e Flávio Henrique, 1,0%. Indecisos, brancos e nulos, 18,0%.

Quanto à rejeição, o pré-candidato em que o eleitor não votaria de forma alguma, Geraldo Veríssimo aparece em primeiro lugar, com 16,8%, seguido de Eraldo Paiva, 15,8%; Jaime Calado, 15,4%; Terezinha Maia, 11,0%; Flávio Henrique, 6,0%; Rayure Protásio, 5,0% e Aninha Silveira, 4,2%. Indecisos, brancos e nulos, 25,8%.

VEREADOR
Os eleitores de São Gonçalo do Amarante também foram consultados sobre a preferência de pré-candidatos a vereador. O primeiro colocado é Geraldo Veríssimo, 9,2%, seguido de Nonato Queiroz, 8,4%; Aninha Silveira, 7,2%/ Rayure Protásio, 6,6%; Valda, 5,8%; Poti Neto, 5,4%; Flávio Henrique, 4,2% e Arlete, 4.0%.
Outros 21 pré-candidatos tem menos de 4,0%, enquanto 1,6% disseram votar em outros pré-candidatos e 15,2% não sabem e não citaram nenhum nome.

Pesquisa avaliou gestões municipais, estaduais e nacional
A pesquisa Item/TRIBUNA DO NORTE ainda sondou a percepção dos eleitores a respeito das atuações dos gestores públicos em nível municipal, estadual e federal. Em São Gonçalo do Amarante, a atuação da Prefeitura é aprovada por 53,4% dos entrevistados, enquanto 45,2% desaprovam. Não sabem ou não quiseram opinar, 1,4%.

Segundo a pesquisa, entre o eleitores que aprovam, consideram a gestão boa (30,4%), ótima (6,0%) e regular (17,0%). Entre os que desaprovam, consideram péssima (18,0%) e ruim (27,2%).

Em relação ao conceito dado à gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), o resultado foi esse: aprovam, 47,4%; desaprovam, 44,0%, enquanto 8,6% não sabem ou não quiseram responder.

Quanto à gestão do presidente Lula, 58,4% responderam que aprovam e 39,6% desaprovam, enquanto 2,0% não sabem ou não quiseram opinar.

Amostragem
A pesquisa Item/TRIBUNA DO NORTE entrevistou 500 eleitores de São Gonçalo do Amarante, sendo que 85,0% da oitivas foram na zona urbana e 15,0% na zona rural. Foi a aplicada a metodologia avaliativa qualitativa e quantitativa, com erro amostral de 4,37% para mais ou para menos e margem de confiabilidade de 95,0%. Foi registrada no dia 26/01/2024 com o número RN-06984/2024.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Ministro nega pedido de Bolsonaro para adiar depoimento à PF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o...

Tríplice petista em São Gonçalo ganha força enquanto Ex-Prefeito Calado sofre queda nas pesquisas

O cenário político em São Gonçalo do Amarante está em constante transformação,...

Lideranças da Assembleia debatem carnaval no interior e liberação de emendas

O deputado estadual José Dias (PSDB) usou o horário de lideranças, na...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF afastamento de Moraes das investigações sobre suposto golpe

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quarta-feira (14),...