Professores do IFRN produzem álcool em gel e sabão ecológico para ajudar na prevenção ao coronavírus

 Professores do IFRN produzem álcool em gel e sabão ecológico para ajudar na prevenção ao coronavírus

Professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Nova Cruz começaram a produzir álcool em gel e sabão ecológico para ajudar na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A ideia é dos professores de química Allan Nilson de Sousa Dantas e Djeson Mateus Alves da Costa, além do técnico em laboratório Arnaldo Ivo da Silva Aquino.

O primeiro lote de 50 frascos de 100ml foi distribuído para o Batalhão de Polícia Militar de Nova Cruz, Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e entidades sociais sem fins lucrativos. O projeto tem parceria com a Secretaria de Saúde local e busca apoio da iniciativa privada para aumentar a produção.

“Até o momento conseguimos produzir 50 frascos de 100ml de álcool em gel. Com os materiais disponíveis, o campus terá a capacidade de produzir cerca de 250 litros. No entanto, estamos trabalhando com a meta de produzir 1000 litros. Para isso, esperamos contar com a parceria da iniciativa privada. Enviamos ofícios para usinas e destilarias, solicitando doação de etanol, mas também precisamos de carbopol e de frascos para a estocagem”, afirma o professor Allan Dantas.

Ainda segundo a equipe de químicos, cerca de 500 barras de sabão ecológico de 100g cada foram fabricadas para evitar a propagação do vírus. As barras são feitas a partir de óleo reciclado. Portanto, a produção do sabão depende de doações de óleo de cozinha, que podem ser feitas diretamente no Campus do IFRN em Nova Cruz. Informações podem ser obtidas nos e-mails: gabin.nc@ifrn.edu.br e coex.nc@ifrn.edu.br.

G1-RN

+ Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *