São Gonçalo do Amarante contra o Coronavírus – A higienização das mãos com Álcool em Gel ou Água e Sabão

 São Gonçalo do Amarante contra o Coronavírus – A higienização das mãos com Álcool em Gel ou Água e Sabão

Em tempos de coronavírus, o que mais ouvimos falar é “Já lavou as Mãos?”. O ato de higienizar as mãos, principalmente com água e sabão, é extremamente eficaz na eliminação de vírus e bactérias que podem levar a uma infecção.

Existem vírus capazes de sobreviver por horas, ou até mesmo dias fora do organismo humano. Por isso a higienização das mãos com sabão, desinfetantes, géis à base de álcool e não só água corrente é um passo importante da prevenção contra doenças. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como higienizar adequadamente suas mãos e bloquear infecções como o coronavírus.

Água e Sabão são Mais Potentes do Que o Álcool em Gel?

Os vírus têm formas de nanopartículas automontadas compostas por vários elos. Entre eles, o elo considerado mais fraco é a chamada bicamada lipídica ou gordurosa (lipídios), entre os outros elos estão distribuídos proteínas e ácido ribonucleico (RNA).

Os sabonetes e sabões em geral são feitos por meio de moléculas em formato de pinos, como aqueles de jogos de tabuleiro, com cabeças hidrofílicas – que prontamente se ligam à água – e também caudas hidrofóbicas, que evitam a água e conectam-se com óleos e gorduras.

Quando você lava as mãos com água e sabão, os micro-organismos presentes na região são cercados pelas moléculas do sabonete que tentam escapar da água e acabam quebrando os elos de gordura presentes nos vírus. Com isso, os vírus começam a se desfazer e são eliminados da pele.

Com o álcool em gel, as partículas de vírus também são quebradas, porém, você precisa de uma boa concentração (álcool 70%) para atingir essa ruptura.

O álcool gel a 70% possui a mesma eficácia para a higienização das mãos que a água e sabão desde que não haja sujidade visível nas mãos.

1- Quando higienizar as mãos:

2 – Após contato com superfícies com risco de contaminação;

3 – Após contato com pessoas supostamente infectadas;

4 – Após utilizar o banheiro

5 – Antes de comer

6 Após tossir, espirrar ou assoar o nariz

Como Lavar as Mãos? – Higienização das Mãos

Para que a população principalmente de São Gonçalo do Amarante se livre de todos os vírus e bactérias que possam estar alojados nas mãos, é preciso lavá-las de uma maneira específica respeitando os seguintes processos ao lavar as mãos:

A – Molhe as mãos com água até os punhos e depois use uma quantidade de sabão que seja suficiente para cobrir essas duas áreas; ou aplique uma quantidade de álcool gel suficiente para ser espalhado totalmente

B – Esfregue toda a superfície das palmas e costas das mãos;

C – Esfregue entre os dedos, unhas e pulso;

D – Enxágue com água corrente abundante;

Seque a região com uma toalha limpa (Importante manter uma toalha individual para evitar contaminações futuras) ou toalha descartável.

Todo processo deverá levar pelo menos 20 segundos e também é válido no uso do álcool em gel. Assista o vídeo e veja melhor como é feita uma higienização eficaz:

+ Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *