quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Lar Política São Gonçalo supera queda de receita em 2023 e quer manter ritmo de obras no ano que vem
Política

São Gonçalo supera queda de receita em 2023 e quer manter ritmo de obras no ano que vem

Para o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), 2023 “foi um ano extremamente positivo”. Segundo ele, a gestão foi marcada por obras e reformas no município da Grande Natal e ressaltou a colaboração com a governadora Fátima Bezerra, parceria que pretende manter no ano que vem. O gestor ressaltou ainda que conseguiu superar a queda de receita, em razão da alíquota do ICMS, com responsabilidade.

Entre as obras realizadas durante a gestão, o prefeito destacou a ampliação das escolas municipais. “Mais de dez escolas reformadas e ampliadas, mais de 300 vagas só para o ensino infantil, além das reformas de ginásios, como o Ginásio Poliesportivo Manoel Targino Filho, e quadras que estavam fechadas há anos e que nós reabrimos aos esportistas da comunidade”, menciona.

Em 2023, as onze escolas reformadas foram a Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida, o CMEI Aida dos Santos e a Creche Municipal Padre Tiago Theisen, a Escola Municipal Roberto Bezerra Freire, Varela Barca, Cantinho do Saber, Lauriete Varela, Lauro Pinheiro, Maria de Lourdes de Lima, Hamilton Júnior e Jéssica Débora. Entre as melhorias, as instituições de ensino tiveram obras nas salas de aula, retelhamento, implementação de espaços acessíveis e reparos em portões e grades.

Eraldo Paiva citou ainda a pavimentação das ruas do bairro Santa Terezinha, que tiveram as vias Rua Mestre Pedro Guajiru, Rua José Bento de Oliveira e a Rua Olinto José Rodrigues asfaltadas. “Além disso, a continuação e a vontade do início da construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Santo Antônio no nosso município, que terá uma estação totalmente moderna”, completou. A nova estação inclui os bairros de Golandim, Amarante, Novo Amarante, Regomoleiro, Santa Terezinha e Centro Expandido.

O início da construção da Ponte dos Mártires também foi citada pelo prefeito. A prefeitura do município projeta que a obra de 400 metros de comprimento e 10 metros de largura que será construída sobre o Rio Jundiaí vai aumentar pelo menos 40% a visitação de turistas em São Gonçalo. “É um marco para a mobilidade urbana da região metropolitana de Natal”, afirma o prefeito.

Iniciativas de saúde também marcaram a gestão em 2023, conforme relata Eraldo Paiva e cita o Hospital e Maternidade Belarmina Monte, que recebeu mais de R$ 900 mil para fortalecer a infraestrutura hospitalar e garantir serviços de procedimentos como internações, atendimento ambulatorial, exames de raio-x e mamografia, pronto-socorro, consultas com clínicos gerais e cirurgias eletivas para a população.“Os desafios para o 2024 é manter esse mesmo ritmo”, revelou.

O prefeito não deixou de fora os momentos de desafio na gestão, como a queda de receita em razão da alíquota do ICMS. “Primeiro, a queda da receita que o município teve, uma queda de receita brusca que os municípios do Brasil vem sofrendo, mas nós cumprimos essa etapa [de superação] com muita responsabilidade. Enquanto muitas prefeituras não conseguem nem pagar o décimo terceiro, nós estamos com o décimo e o salário em dia, seguindo o nosso cronograma de pagamento”, afirmou ele, que mencionou ainda outro momento difícil, quando os ataques que ocorreram em março de 2023 no RN resultaram no incêndio do depósito de medicamentos na Secretaria Municipal de Saúde.

“Foi o momento mais delicado e mais triste daqueles ataques que houveram criminosos no estado. Foi o pior ataque a queima da nossa central de abastecimento, o momento mais triste para nós, mas mas enfrentamos de cabeça erguida com os servidores e finalizamos o ano com muita felicidade, muito trabalho e sabemos que iremos continuar essas ações positivas”, concluiu.

Para 2024, o prefeito pretende manter o ritmo que a gestão teve em 2023 e continuar a parceria com o Governo do Estado. “Espero manter a parceria com a governadora Fátima, mantendo esse compromisso com ela e manter a boa relação com o presidente Lula”, disse. Eraldo Paiva também não deixou de mencionar a chegada da Zurich Airport International no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e definiu a nova administração do aeroporto como um sonho que se concretiza.

Agora RN

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Após ameaças, Boulos troca Celta por carro blindado

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo,...

Luiz Almir se prepara para retorno à Câmara Municipal de Natal nas eleições de 2024

O experiente ex-vereador e deputado, Luiz Almir, conhecido como o “comunicador do...

VÍDEO: Vereador Anderson Barbosa Presta Contas de Mandato e Avança em Projetos para Extremoz

Em Extremoz, o vereador Anderson Barbosa está se destacando não apenas por...

Comissão de Segurança Pública do Senado realiza audiência secreta para discutir fuga em Mossoró

A Comissão de Segurança Pública do Senado realiza nesta terça-feira (27) uma...