Celulares feito no Brasil terá rádio FM, garante Ministro das Comunicações

Celular Brasil FM
Na última sexta-feira (15), o ministro das Comunicações Fábio Faria voltou a garantir que celulares fabricados no Brasil deverão obedecer a uma exigência, que é ter rádio FM ativado no aparelho. Essa é uma demanda antiga das emissoras e há um projeto de lei sobre o assunto, mas a proposta é criticada pelas fabricantes de eletrônicos.
“Estamos fazendo o rádio no celular”, disse o ministro em evento realizado na última sexta-feira (15). “Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo Wi-Fi, 4G, plano de dados, e isso está no Ministério da Economia”, disse Faria em evento promovido pela Tribuna de Comunicação e Fecomércio.
Em setembro de 2021, ele disse também em evento realizado pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão): “Nada mais justo que a gente possa dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G”.
O ministro lembrou que não há sinal de celular em muitos lugares, e que 43 milhões de brasileiros não possuem acesso à internet. Além disso, “rádio é o cotidiano local, em muitas cidades é o único meio de informação ali”.
No mesmo evento, Faria anunciou que recebeu sinal verde do presidente Jair Bolsonaro para implementar a obrigatoriedade de rádio FM em celulares.