Vendas no comércio varejista crescem 6,2% em julho no Rio Grande do Norte

 Vendas no comércio varejista crescem 6,2% em julho no Rio Grande do Norte

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 6,2% em julho no Rio Grande do Norte. O dado é da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que foi divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado superou a média do Brasil, que foi 5,2% no mesmo mês.

Segundo a pesquisa, 21 das 27 federações do Brasil apresentaram aumento no volume de vendas em julho em comparação com o mês anterior. Dos que tiveram média maior que a registrada nacionalmente, estão, além do Rio Grande do Norte, outros 12 estados.

Aumento no índice em julho no RN — Foto: IBGE

Aumento no índice em julho no RN — Foto: IBGE

No acumulado do ano, no entanto, há um registro de queda no volume de vendas do comércio varejista, com 7,8% a menos em comparação com o mesmo período de 2019. A média nacional, segundo o IBGE, foi de queda de 1,8%. O relatório aponta que oito das 27 unidades da federação apresentam perda acumulada no volume de vendas no ano, “o que indica a não recuperação do comércio varejista em relação a 2019”, segundo o órgão.

Já em comparativo com apenas o mês de julho de 2019, o volume de vendas de julho deste ano também caiu e foi de 2,6% a menos, uma das três maiores retrações do Brasil, ao lado da Bahia (- 2,7%) e de Sergipe (- 3,9%).

RN registra queda no acumulado em 2020 — Foto: IBGE

RN registra queda no acumulado em 2020 — Foto: IBGE

Varejo ampliado

A pesquisa aponta também que o comércio varejista ampliado (que abrange as atividades para veículos e material de construção) também cresceram no Rio Grande do Norte neste mês de julho em comparação com o mês anterior: 9,5%. A média também é maior que a nacional, que foi de 7,2% – o volume de vendas aumentou em 25 das 27 unidades da federação.

G1/RN

+ Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *