Lar Opinião Prédio do STF volta a ser cercado por grades após atentado com explosivos
Opinião

Prédio do STF volta a ser cercado por grades após atentado com explosivos

O edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o uso de grades de proteção nesta quinta-feira (14), em resposta ao atentado com explosivos ocorrido na Praça dos Três Poderes no dia anterior. A decisão foi tomada pela equipe de segurança do Tribunal, buscando reforçar a proteção após o grave incidente.

Na última quarta-feira (13), Francisco Wanderley, identificado como o autor do ataque, tentou entrar no STF portando explosivos. Ao ser impedido pela segurança, ele acionou o dispositivo no local, tirando a própria vida.

As grades, que haviam sido retiradas em fevereiro deste ano em um ato simbólico com a presença de líderes dos Três Poderes, agora voltam a cercar o prédio. O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, lamentou a necessidade de reinstalá-las, ressaltando o impacto na recente reabertura da Praça dos Três Poderes ao público.

“Estava muito bonito a praça sem grades, com as pessoas voltando a passear. É uma pena que um ato terrorista como esse impeça que a praça volte a ser do povo como deve ser”, afirmou Barroso.

Após o ataque, Barroso se reuniu com a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, e o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública, Alexandre Patury. Durante o encontro, foram apresentados relatórios preliminares sobre as investigações e propostas para intensificar a vigilância na região.

Entre as ações avaliadas, destacam-se o uso de câmeras de reconhecimento facial e drones autônomos para monitoramento. Patury reforçou que o protocolo de segurança da Esplanada dos Ministérios é um dos mais rigorosos do país e garantiu esforços adicionais para prevenir novos incidentes.

Apesar da gravidade do ocorrido, Barroso destacou que a segurança do STF impediu danos ainda maiores: “Esse cidadão se explodiu porque não conseguiu entrar. Ele ia se explodir aqui dentro. De modo que a segurança funcionou perfeitamente.”

A nova instalação das barreiras reflete não apenas a necessidade de proteção, mas também o desafio de conciliar segurança e acessibilidade em um dos principais espaços de convivência cívica do Brasil.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Aliados de Jaime Calado seguem sem força e gestão de São Gonçalo afunda

Enquanto aliados de Jaime Calado tentam se firmar no debate político de...

Alinhamento de Tetê com Rogério Marinho causa ruído nas estratégias de Jaime Calado em São Gonçalo

A deputada estadual Terezinha Maia, conhecida como Tetê Reborn, vem enfrentando turbulências...

Prefeito Jaime está calado diante do caos na educação e saúde de São Gonçalo do Amarante

Enquanto a população de São Gonçalo do Amarante, enfrenta aglomeração no Hospital...

Jaime Calado precisa desarmar os palanques e buscar recursos para São Gonçalo do Amarante

São Gonçalo do Amarante vive um caos político desde que Jaime Calado...