Lar Cidade Centro de Reabilitação de São Gonçalo, CER III, recebe visita de estudantes de Medicina da UFRN
Cidade

Centro de Reabilitação de São Gonçalo, CER III, recebe visita de estudantes de Medicina da UFRN

A prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante (RN), por meio da secretaria municipal de Saúde, recebeu na manhã de hoje (7), quatro estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, Marília Valadares, Emmanuely Morana Paiva, Maria Jucinária Sarmento e Erick Medeiros fizeram uma visita técnica às instalações do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), localizado no Centro de São Gonçalo do Amarante. Ontem (6) eles visitaram ainda o Centro Municipal de Pediatria e conheceram de perto o funcionamento e instalações da urgência exclusiva infantil da cidade.

A visita dos estudantes de medicina da UFRN aos equipamentos de Saúde de São Gonçalo do Amarante, se deu pela ocasião de atividades exigidas para a disciplina Internato em Saúde Coletiva ofertada no 9º período do curso. Os estudantes estão há 4 semanas em período de estágio nas Unidades de Saúde do Mangueirão e Jardim Lola, ambas localizadas no bairro de Jardim Lola.

O objetivo da visita é de proporcionar compreensão sobre o processo de trabalho e atenção à saúde nos serviços que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza à população são-gonçalense. O grupo de estudantes deve cumprir sete semanas de estágio na Saúde do município e caminham para concluir a graduação de seis anos, até o final de 2025.

Alguns deles ainda estão decidindo em qual área da medicina vão se especializar como pediatria, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia. Mas um deles já se decidiu pela psiquiatria infantil, quando perguntado ele logo respondeu: “Eu não escolhi a psiquiatria, foi a psiquiatria quem me escolheu…”. Destacou o futuro especialista, Erick Medeiros que não escondeu a paixão sobre a pediatria.

Na saída, os jovens estudantes aproveitaram ainda para dar uma ‘espiadinha’ (de longe) na construção do novo hospital municipal,(em fase de construção ao lado do CER) e se projetaram com a nova oportunidade de trabalho que em breve surgirá para área da Saúde na cidade.

O CER III de São Gonçalo conta hoje com equipe médica de diversas especialidades e multiprofissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Louise Araújo, diretora do CER, conduziu roteiro com os estudantes nas instalações do Centro que estava em pleno funcionamento. “Esse importante equipamento de Saúde foi inaugurado recentemente, no dia 1° de abril, e recebe tanto crianças como adultos, que há cerca de três anos aguardavam ansiosamente pelo tratamento.” Destacou a diretora.

Marlizabete França, moradora do bairro Novo Amarante está na quarta sessão de fisioterapia. A cozinheira e passadeira de 55 anos disse que está afastada das funções laborais por complicações de três hérnias de disco constatadas após uma ressonância magnética. “O médico me recomendou repouso, medicamentos e dez sessões de fisioterapia, estou hoje na minha quarta sessão e sinto o alívio das dores. Eu não conseguia nem pentear meus cabelos, precisava de ajuda. Em casa já sinto mais ânimo.” Declarou Marlizabete com os pés mergulhados no turbilhão de termoterapia.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, disse estar muito satisfeito com o funcionamento do Centro: “Foi nesse prédio que montamos e funcionou o hospital de campanha na pandemia que atravessamos com muita coragem. O prédio já existia e com equipamentos, mas nunca havia sido entregue ao povo. Mas em parceria com o Governo Federal e a dedicação incansável da secretaria municipal de Saúde abrimos as portas de atendimento à população são-gonçalense”, enfatizou o chefe do executivo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Dificuldade para conseguir emprego não isenta réu de usar tornozeleira eletrônica

A 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) negou...

Polícia Civil prende mais um homem envolvido no homicídio de Soraia Satiro

Nesta sexta-feira (19), policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à...

Ação do MPRN cobra combate à poluição sonora em Extremoz

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou com uma Ação Civil...

São Gonçalo do Amarante: Gestão municipal é destaque em obras de infraestrutura

Em São Gonçalo do Amarante a gestão municipal não para de trabalhar,...