Lar Internacional Governo Milei anuncia 5 mil ‘demissões’ de funcionários públicos na Argentina
Internacional

Governo Milei anuncia 5 mil ‘demissões’ de funcionários públicos na Argentina

O governo da Argentina anunciou, nesta terça-feira (26), que não irá renovar o contrato de funcionários públicos com menos de um ano de trabalho.

As demissões fazem parte de uma das primeiras medidas do “Plano Motosserra” a serem colocadas em prática pela gestão de Javier Milei.

A projeção feita pelo porta-voz do governo, Manuel Adorni, é de que cerca de 5 mil servidores, cujos contratos vencem em 31 de dezembro, serão dispensados.

Os jornais argentinos La Nación e Clarín falam em até 7 mil demissões, citando fontes da Casa Rosada. Segundo a imprensa local, não entram nas demissões os trabalhadores que preencham cotas para pessoas trans e com deficiência, previstas por lei.

Números oficiais indicam que a Argentina possui quase 340 mil funcionários públicos na administração federal.

O sindicato dos servidores reagiu à medida com ameaça de paralisação geral.

Medidas anteriores contra o funcionarismo

 

Um dia após ser empossado (11), Javier Milei determinou o fim do home office para funcionários públicos, com objetivo de combater o “funcionário nhoque” – que apareceriam para trabalhar apenas uma vez por mês.

O pacote do novo presidente da Argentina prevê ainda a desvalorização do peso, a redução de subsídio e o cancelamento de licitações.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores para receber, informa o BC. Veja como consultar

O Banco Central (BC) informou hoje (13) que ainda existem R$ 9,13...

Rússia ataca área residencial em Kiev antes de negociações com Ucrânia e EUA por cessar-fogo

Ao menos três pessoas morreram durante ataque de drones russos em área...

Defensoria Pública da União diz ao STF que Moraes viola direito de defesa em ação do 8 de Janeiro

A Defensoria Pública da União (DPU) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF)...

UFRN amplia número de vagas e anuncia curso de graduação em Inteligência Artificial para 2025

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a criação...