terça-feira , 20 janeiro 2026
Lar Cidade Natal deve regulamentar uso de patinetes elétricos ainda este mês
Cidade

Natal deve regulamentar uso de patinetes elétricos ainda este mês

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) deve regulamentar o serviço de patinetes elétricos na capital até o fim deste mês. O período de testes, autorizado para a empresa JET, encerra-se no dia 22 de janeiro. A expectativa é que as novas regras sejam publicadas até o dia 31.

A regulamentação trará mudanças importantes, como a abertura de credenciamento para outras empresas interessadas em operar na cidade. Também estão previstas a expansão das áreas de circulação e alterações nas normas de velocidade, segurança e fiscalização.

Nos últimos meses, a Prefeitura realizou um período de testes com os patinetes elétricos. Mais do que uma fase experimental, esse intervalo foi fundamental para acompanhar a operação do serviço na prática e subsidiar a construção de uma regulamentação mais adequada à realidade da cidade.

“Paralelamente, foi aberta uma consulta pública que reuniu cerca de 100 contribuições da sociedade, incorporadas à base do texto regulatório. Ao mesmo tempo, a equipe técnica da STTU monitorou a operação, analisou as ocorrências e consolidou uma proposta de regulamentação”, informou a pasta.

Ainda de acordo com o Município, a expectativa é que essa proposta de regulamentação sairá diretamente do Executivo e seja finalizada ainda neste mês de janeiro. O prazo da operação provisória segue até o fim do mês, podendo ser prorrogado, mas a STTU trabalha prioritariamente com a implementação definitiva da regulamentação do serviço até o dia 31 de janeiro.

“O prazo da operação provisória pode ser prorrogado caso necessário, mas a prioridade da pasta é implementar a regulamentação definitiva ainda em janeiro. A medida visa organizar o serviço e adequá-lo à realidade do trânsito natalense”, reforçou a STTU.

Em Natal, segundo dados da empresa JET, foram feitas 339,2 mil viagens desde o início da operação local da JET. A empresa está na cidade desde setembro. “Observamos que nos primeiros dois meses houve um ‘boom’, o que é natural enquanto novidade. Com o tempo, mantém-se agora uma constante de usuários como público fidelizado”, avalia o assessor da JET, Lincoln Silva. De acordo com ele, cada vez mais se tratam de viagens conduzidas por assinantes – no geral, um perfil de pessoas que o utilizam no dia a dia do trabalho.

Atualmente, a frota conta com 900 patinetes na Cidade, distribuídos em 1,2 mil pontos previstos de parada. No último mês, foram 9,2 mil usuários cadastrados em Natal – abrangendo 83,5 mil condutores que já baixaram o aplicativo. Entre outros indicadores, as viagens em dezembro tiveram, em média, 2,1 quilômetros e 18 minutos de uso.

Por se tratarem de equipamentos elétricos e forjados para uso individual de adultos, não podem ser usados por menores de idade, em duplas ou para transporte de carga. Entre as principais regras, os condutores devem parar nos locais previstos no mapa do aplicativo, a fim de não atrapalhar o trânsito de pessoas e demais veículos.

Ainda, ressalta-se que todas as viagens contam com seguro para acidentes. Atualmente, a JET se tornou a empresa líder do segmento de compartilhamento na América Latina, já abrangendo 40 municípios das cinco regiões brasileiras, e contando com mais de 700 colaboradores.  Somente em 2025, a empresa alcançou a marca de 12 milhões de viagens realizadas pela sua frota em todo o Brasil.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Chuva provoca alagamento e afeta trânsito em Natal

Natal amanheceu sob chuva nesta terça-feira (20), com reflexos diretos no trânsito...

Integrante de facção suspeito de seis homicídios no RN é preso em Natal

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do...

Natal completa 426 anos nesta quinta (25); conheça história da capital do RN

Capital do Rio Grande do Norte, Natal comemora 426 anos de história nesta quinta-feira (25). O...

Comércio e serviços de Natal têm funcionamento alterado no feriadão

Com a chegada dos feriados de 20 e 21 de novembro –...