O companheiro de chapa de Donald Trump moderou sua oposição em relação ao tema. Há dois anos e meio, JD Vance declarou que gostaria que o aborto fosse considerado ilegal em todo o país. Agora, ele diz concordar com a posição de Trump, que enfatiza que a questão deve ser decidida individualmente por cada estado.
Em janeiro de 2022, Vance participou do podcast Very Fine People. Na ocasião, ele era candidato ao senado por Ohio, eleição que venceu. Na entrevista, afirmou que gostaria que o aborto fosse ilegal em todo o país. Isso impediria que mulheres fossem a outros estados para abortar. Atualmente, ele continua enfatizando que seguirá o que for orientado pelo ex-presidente.
“Minha opinião é que Donald Trump é o líder do Partido Republicano, e suas opiniões sobre o aborto serão as que dominarão este partido e o levarão adiante”, disse Vance em entrevista a Fox News.
“O Alabama tomará uma decisão diferente da Califórnia. Isso é algo razoável. E é assim que acho que construímos algumas pontes e temos algum respeito uns pelos outros.”
Em nota, o gabinete do senador disse que ele já havia manifestado a mesma posição anteriormente. A assessoria reafirmou que ele acompanhará as posições do partido sobre o assunto.
No dia 15 de julho, a nova plataforma do Partido Republicano foi aprovada pelos delegados. Uma das resoluções foi a adoção de um discurso ameno, ou seja, sem o tom combativo sobre o aborto. A decisão está alinhada à posição de Trump em relação ao tema.
A medida irritou alguns grupos pró-vida que se opuseram ao abandono da antiga linguagem do partido. A nova diretriz estabelece que os discursos de campanha não irão enfatizar propostas de restrições ao aborto.
Quer ter informações de confiança? Então conheça o Resumo BP, a newsletter diária da Brasil Paralelo. Com apenas cinco minutos, você fica informado, inteirado das principais matérias que selecionamos e com recomendações de temas para saber mais ao longo do dia.
Brasil Paralelo
Deixe um comentário