Lar Esportes Atleta potiguar vai representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano em Guatemala
Esportes

Atleta potiguar vai representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano em Guatemala

A potiguar Gabriela Cunha, da Associação de Ginástica de Natal (AGINAT), foi selecionada para o Campeonato Pan-Americano que acontecerá durante o mês de junho na Guatemala. Gabriela será a representante do Brasil na categoria juvenil, junto a outras três atletas selecionadas de outros estados brasileiros.

A seletiva aconteceu no último final de semana e contou com a preparação da técnica Gilmara Lira, diretora técnica da Aginat. “Para nós é uma emoção receber a notícia, nos planejamos e preparamos muito para esse momento. Gabriela chegou na Aginat em 2021 e de lá para cá só nos trouxe felicidade”, disse Gilmara.

O primeiro contato com a Ginástica Rítmica da atleta foi aos seis anos de idade, e hoje, aos quatorze já coleciona medalhas em diferentes aparelhos. Em 2021, seu 1º ano, consagrou-se Campeã Nacional absoluta. No ano seguinte, Gabriela e Gilmara deram mais um passo importante e seguiram juntas rumo ao Campeonato Brasileiro Juvenil, onde historicamente foi bronze no individual geral juvenil II, aos 13 anos e no aparelho bola. Em 2023, a atleta firmou-se Campeã Brasileira Juvenil por equipes.

“Sempre foi um sonho, desde pequena, representar o Brasil em alguma competição e eu me sinto extremamente feliz em poder estar realizando esse sonho. A realização é fruto de muito treinamento. Tivemos um tempo muito curto para a preparação e saber que tudo deu certo é muito gratificante. O resultado me deixa mais motivada ainda para treinar mais, mais, mais, mais e alcançar todos os meus sonhos”, disse a atleta com brilho nos olhos.

Gabriela treina quase diariamente por cinco horas a cada treino, incluindo preparação corporal, aquecimento, repetições e aulas de balé.

Recentemente, a atleta participou do Torneio Internacional AGIM CUP, na Ilha da Madeira/Portugal e foi vice campeã geral, campeã aparelho Arco, vice campeã aparelho Bola e vice campeã aparelho Maças competindo com atletas de todo o mundo.

Sobre a AGINAT

A AGINAT (Associação de Ginástica de Natal) é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2014. Surgiu do desejo de cinco treinadoras popularizar a Ginástica Rítmica e proporcionar a prática da modalidade, independente de classe social, dando a oportunidade de inclusão de atletas de rede pública de ensino, no intuito de incentivar a prática esportiva e mudar a vida dessas crianças através do mesmo.

A associação desenvolve um trabalho totalmente gratuito, com cerca de 80 crianças entre 6 e 17 anos, em 2 polos (Mãe Luiza e Caic). São captados possíveis talentos para que sejam levados para o centro de treinamento de rendimento para que possam competir e ganhar destaque a cenário nacional e internacional.

Nos últimos anos, a equipe de alto rendimento vem ganhando destaque nacional e internacional com títulos de campeão regional, Brasileiro, sul americano, Pan americano, entre outros. E uma de nossas atletas, participou do MUNDIAL de Ginástica Rítmica representando o Brasil em 2019. Ano passado, várias de nossas atletas foram campeãs nacionais.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

FNF acata medida e suspende torcida organizada do ABC

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) comunicou, na noite desta quinta-feira (19),...

Argentina e Colômbia se enfrentam pela final da Copa América neste domingo; saiba onde assistir

Argentina e Colômbia se enfrentam na final da Copa América no Hard Rock Stadium,...

América vence fora de casa e é vice-líder do Brasileirão de Futsal

Em uma grande apresentação fora de casa na noite deste sábado (6),...

América-RN tem força máxima para encarar o Potiguar; veja provável time

O América-RN finalizou na manhã desta terça-feira a preparação para encarar o...