Lar Cidade Cerimônia de geminação das cidades de Extremoz, e Estremoz, em Portugal aconteceu nesta segunda (24)
Cidade

Cerimônia de geminação das cidades de Extremoz, e Estremoz, em Portugal aconteceu nesta segunda (24)

Histórias e vocações semelhantes fizeram com que Extremoz, na Região Metropolitana de Natal e, Estremoz, em Portugal, tornassem-se cidades-irmãs oficialmente, nesta segunda-feira, 24 de junho, com a assinatura do termo de geminação.

O evento aconteceu no Consulado de Portugal em Natal, no bairro da Ribeira e contou com a presença da Prefeita Jussara Sales, do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Faro, do cônsul honorário Francisco José Pereira Falcão Lamy, do vice-cônsul de Portugal em Recife, Francisco Azevedo, da secretária de Turismo do RN, Solange Portela, do comandante do 3º Distrito Naval, do Almirante Reis Leite, do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, do secretário Municipal de Turismo de Extremoz, Rogerinho Pessoa, além de convidados.
A geminação marca um importante passo para fortalecer os laços culturais, econômicos e sociais entre Extremoz e Estremoz e visa promover a cooperação em áreas diversas, como turismo, educação, cultura e desenvolvimento sustentável. Este acordo é fruto de esforços contínuos para criar pontes entre Brasil e Portugal, fomentando o intercâmbio de conhecimentos e experiências que possam enriquecer a vida das comunidades envolvidas estabelecendo laços de cooperação.

“É uma relação imune às conjunturas, muito importante e benéfica para ambas as partes”, destaca. “Esse acordo compõe uma relação ainda maior, que é a relação entre nossos países”, disse o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Faro.

Para a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, o acordo consagra o esforço de resgatar a história que une as duas cidades. “Este dia se torna mais uma data memorável para o povo extremozense. É um marco para as atuais e futuras gerações de nossos municípios”, ressaltou Jussara Sales.

“São municípios que têm afinidade e ligação histórica e, agora, firmam uma parceria para fazer mais e melhor”, aponta. “Através dessa irmandade, as cidades poderão aproximar a economia, a cultura e o turismo, fazendo melhor por suas populações”, avaliou o presidente da FIERN, Roberto Zerquiz.
A Câmara do Município de Estremoz se reuniu para participar do evento por videoconferência e aprovar o termo de cooperação de geminação. O presidente da Casa, José Daniel Sádio, enalteceu o orgulho e felicidade de firmar a parceria com os irmãos potiguares.

“Esse acordo vai somar muito para a relação entre as cidades, com iniciativas na economia, na cultura e no turismo”, comentou.
Participaram ainda da cerimônia o vice-prefeito de Extremoz, Izidoro Filho, do vereador Anderson Barbosa e de Alison Lobato, assessor do deputado Federal, General Girão.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Dificuldade para conseguir emprego não isenta réu de usar tornozeleira eletrônica

A 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) negou...

Polícia Civil prende mais um homem envolvido no homicídio de Soraia Satiro

Nesta sexta-feira (19), policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à...

Ação do MPRN cobra combate à poluição sonora em Extremoz

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou com uma Ação Civil...

São Gonçalo do Amarante: Gestão municipal é destaque em obras de infraestrutura

Em São Gonçalo do Amarante a gestão municipal não para de trabalhar,...