O número de internações causadas por atropelamento cresceu no Brasil em 2023. Foram cerca de 107 registros por dia. Os dados são do Ministério da Saúde, e foram compilados pela Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA).
Ao todo, o país teve 39.110 internações causadas por atropelamento no ano passado. O número é 7% maior ao registrado em 2022, quando foram contabilizadas 36.609 ocorrências.
Os atropelamentos estão entre as principais causas de politraumatismos no Brasil. Além disso, causam a morte de uma em cada quatro vítimas.
“Quando consideramos o perfil dos pedestres que são atropelados, quase 50% têm de 45 a 50 anos de idade. Diversos fatores podem explicar essa prevalência de comportamento na população mais idosa, como a alteração de cognição, pelo próprio envelhecimento natural. Além disso, a marcha é diminuída, a visão ou o equilíbrio podem estar alterados”, explicou Caio Zamboni, diretor da TRAUMA.
Os acidentes, por sua vez, são mais comuns em rodovias e regiões movimentadas, como as vias expressas de grandes cidades. Mesmo sabendo das regras, há motoristas e pedestres que não respeitam, por exemplo, a faixa de pedestres.
Deixe um comentário