Lar Internacional Maduro bloqueia sites de notícias dias antes das eleições venezuelanas
Internacional

Maduro bloqueia sites de notícias dias antes das eleições venezuelanas

A cinco dias das eleições na Venezuela, o presidente do país, Nicolás Maduro, bloqueou o acesso a sites de notícias independentes, segundo denúncias de uma organização não governamental e do sindicato da imprensa.

De acordo com a organização dedicada ao monitoramento de censura na Internet VE Sin Filtro, as restrições foram impostas pelas principais operadoras de internet estatais e privadas venezuelanas contra os sites Tal Cual, El Estímulo, Runrunes, Analítico e Mediaanálisis. O site da própria entidade, um braço da ONG Conexión Segura y Libre que documenta os bloqueios do regime, também foi afetado.

O bloqueio teria começado por volta das 12h locais (13h de Brasília) dessa segunda-feira (22/7), conforme informado pela organização. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP) confirmou as informações.

Segundo a imprensa local, a ordem partiu da Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações). Os sites estão bloqueados para IPs (espécie de registro de endereço de conexão à internet) na Venezuela.

A mídia venezuelana afirma ainda que, entre os sites com restrições, há pelo menos três que checam notícias falsas, como Espaja.com, Cazadores de Fake News e Observatorio Venezolano de Fake News. Os dois primeiros foram bloqueados no início da campanha eleitoral.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lula diz que não pediu reunião com Trump no G7 e manda recado: “Não se meta nas eleições do Brasil”

Em meio a negociações sobre tarifas dos EUA, presidente afirmou que não...

Fortuna de Musk cresceu US$ 1 milhão por minuto no último ano, diz pesquisa

A fortuna de Elon Musk cresceu US$ 1 milhão por minuto no...

TSE reforça estrutura para análise da propaganda eleitoral nas Eleições 2026

Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicada no Diário Oficial da União...

Trump chega à China para visita de Estado e reunião com Xi Jinping

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a Pequim, capital da...