quarta-feira , 20 agosto 2025
Lar Opinião Facções Dominam, o Estado Assiste: A Crise de Segurança que Ameaça o Coração do RN
Opinião

Facções Dominam, o Estado Assiste: A Crise de Segurança que Ameaça o Coração do RN

Crime scene in forest with gun and dead body

Guerra urbana, sangue, bala e mortes. É isso que estamos vendo hoje no Rio Grande do Norte. A criminalidade se espalha como uma praga, deixando um rastro de medo e destruição, especialmente na Grande Natal. É impressionante que, em época de campanha municipal em 2024, teve candidato a prefeito pedindo apoio da Força Nacional para garantir a própria segurança durante as eleições. Um dos exemplos foi o marido da senadora Zenaide Maia, o atual prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, que na época se sentia ameaçado.

Hoje, a ameaça é real e coletiva. Facções criminosas estão tomando territórios, impondo o medo e promovendo execuções brutais. Vídeos diários mostram criminosos fortemente armados desafiando rivais e a propria Policia. Homicídios, crimes ediondos, roubos em massa, cortes de cabeça promovidos pelos tribunais do crime, tiroteios constantes dentro dos bairros, e quadrilhas especializadas em assaltos a bancos instaladas dentro da capital. A população se vê cercada, com muito medo enquanto a insegurança avança especificamente sobre os bairros da zona Norte, Leste e Oeste de Natal. A presença da Polícia Federal nas ruas escancara o colapso da segurança pública.

Diante desse caos, a pergunta é inevitável: por que o Governo do Estado, comandado pela governadora Fátima Bezerra do (PT), e o secretário de Segurança ainda não acionaram a Força Nacional para enfrentar essa guerra urbana? Em 2024, foi por medo de “tumulto político e baderna”; hoje, é a sobrevivência do povo que está em jogo. Ou o Rio Grande do Norte toma o controle da situação, ou o crime consolidará seu domínio sobre o território. O povo está cansado de promessas. Agora é hora de ação ou será tarde demais.

Por: Richardso Barbosa

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Aliados de Jaime Calado seguem sem força e gestão de São Gonçalo afunda

Enquanto aliados de Jaime Calado tentam se firmar no debate político de...

Alinhamento de Tetê com Rogério Marinho causa ruído nas estratégias de Jaime Calado em São Gonçalo

A deputada estadual Terezinha Maia, conhecida como Tetê Reborn, vem enfrentando turbulências...

Prefeito Jaime está calado diante do caos na educação e saúde de São Gonçalo do Amarante

Enquanto a população de São Gonçalo do Amarante, enfrenta aglomeração no Hospital...

Jaime Calado precisa desarmar os palanques e buscar recursos para São Gonçalo do Amarante

São Gonçalo do Amarante vive um caos político desde que Jaime Calado...