terça-feira , 11 agosto 2026
Lar Política Após derrota em votação do Parlamento Europeu, Macron dissolve Assembleia Nacional e antecipa eleições
Política

Após derrota em votação do Parlamento Europeu, Macron dissolve Assembleia Nacional e antecipa eleições

O presidente da França, Emmanuel Macron (foto), anunciou neste domingo, 9, a dissolução da Assembleia Nacional após seu partido sofrer um forte revés no pleito do Parlamento Europeu.

“Decidi devolver-lhes a escolha do futuro parlamentar”, afirmou o presidente francês, acrescentando: “Esta decisão é séria, pesada mas acima de tudo é um ato de confiança”.

Macron convocou legislativas antecipadas para 30 de junho e 7 de julho.

O  anúncio foi feito depois de as primeiras projeções da imprensa francesa indicarem que o Reunião Nacional, liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella, obteve 31,5%, quase um terço do total. O resultado representa mais do dobro dos votos previstos para a legenda de Macron, com 15,2%.Durante discurso, o presidente francês afirmou que o resultado “não é bom para os partidos que defendem a Europa”.

Já Marine Le Pen classificou a vitória de seu partido como um acontecimento “histórico”.

“Estamos prontos para assumir o poder se os franceses nos derem a sua confiança nas próximas eleições nacionais”, disse Le Pen.

O Antagonista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

TRE adota rito especial para acelerar julgamentos eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) estabeleceu regras...

Rafael Motta tem contas reprovadas no TRE por dívida de R$ 563 mil em campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) manteve a...

Zema volta ao Nordeste pela segunda vez em menos de um mês sob promessa de “derrotar o PT”

O ex-governador e pré-candidato à Presidência da República Romeu Zema (Novo) estará,...