Lar Últimas notícias Projeto de Lei quer vetar uso de banheiros por identidade de gênero em Natal
Últimas notícias

Projeto de Lei quer vetar uso de banheiros por identidade de gênero em Natal

Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Natal, na última terça-feira (30), quer proibir o uso de uso de banheiros pela identidade de gênero. De acordo com o texto de autoria do vereador Aroldo Alves (União Brasil), a divisão de banheiros e vestiários em prédios públicos ou estabelecimentos comerciais particulares deverá ser exclusivamente por critério do sexo biológico, com multa de R$ 1 mil para a pessoa que descumprir.

Os banheiros devem usar a nomenclatura das categorias “masculino” e “feminino”. Nos casos em que for fisicamente impossível a construção de mais de um banheiro, pode ser admitido a disponibilização de um único banheiro, desde que o acesso às cabines seja individual. Se o espaço tiver mais de um banheiro disponível e não realizar a separação por sexo biólogico, poderá ser multado em R$ 300,00.

Na justificativa apresentada por Aroldo Alves (União), o vereador diz que não é confortável e seguro que as mulheres frequentem banheiros com pessoas que são biologicamente do sexo oposto. “Cumpre esclarecer que o presente projeto não visa causar qualquer embaraço às pessoas que não se identificam com seu sexo biológico; tais pessoas devem ser respeitadas. O que pretendemos é fazer regras claras e dar à esmagadora maioria da população o devido conforto e segurança que lhes é de direito”, cita a justificativa do Projeto.

A proposta mostra o Art. 2º com a determinação que os usuários dos banheiros ou vestiários devem utilizar o espaço de acordo com o sexo biológico, “sendo indiferente a sua identidade de gênero, orientação sexual ou qualquer outro fator psicológico ou social que o faça se identificar com sexo diferente do biológico”.

No Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), a última tramitação que consta é a leitura no expediente da Câmara Municipal.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Deputado Luiz Eduardo fica ferido após grave acidente na BR-101; trecho foi interditado

Um grave acidente envolvendo três veículos sendo dois caminhões e um carro...

Inmet emite alerta de vendaval para todo o RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de vendaval...

TJRN decreta prisão preventiva de Wendel Lagartixa

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte...

Turismo de eventos em Natal gera mais impacto que o de lazer

Maior responsável por movimentar a economia turística atualmente, o turismo de eventos...