Lar Últimas notícias Turismo de eventos em Natal gera mais impacto que o de lazer
Últimas notícias

Turismo de eventos em Natal gera mais impacto que o de lazer

Maior responsável por movimentar a economia turística atualmente, o turismo de eventos avança no Rio Grande do Norte e supera o de lazer. Com a realização de eventos de grande porte, especialmente na capital potiguar, Natal, o Estado tem se destacado no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Profissionais ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE indicam que o setor movimenta toda a cadeia turística.

Segundo a presidente executiva do Natal Convention Bureau (NCB), Jarbiana Costa, a capital potiguar tem um rico potencial para os grandes eventos, mas ainda precisa de visibilidade. Ela explica que o turismo de lazer ocorre em períodos de baixa temporada, equilibrando a cadeia turística ao longo do ano.

Assim, ao invés de virem com suas famílias curtir sol e mar nos meses de dezembro a fevereiro ou no período de férias escolares, pessoas envolvidas em eventos vêm nos meses de menor fluxo para contribuir com a geração de emprego e renda direta e indiretamente.

Além disso, os eventos representam o dobro da captação de recursos em relação ao turismo de lazer, segundo dados do Sistema de Inteligência do Turismo do RN (Sírio), sendo o segmento de mais retorno ao RN. De acordo com o Sírio, o turista de eventos gasta em média R$ 895,83 por dia, enquanto o de lazer tem o gasto médio de R$ 405,19.

Essa dinâmica movimenta tanto a rede hoteleira, a gastronomia local, o artesanato e outros setores, como também os fornecedores envolvidos nos congressos. “São fornecedores de tudo que você puder imaginar, como gerador, a parte de limpeza, de segurança e audiovisual, e organização de eventos. Toda essa cadeia é movimentada”, diz Jarbiana Costa.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no RN (Sebrae/RN) é um dos parceiros do NCB no fortalecimento do segmento. Recentemente, o Sebrae lançou um vídeo institucional em que “vende” a imagem de Natal como um polo atrativo para a realização de eventos de grande porte.

Conforme Yves Guerra, gestor de Turismo do Sebrae/RN, o setor é “importante para o turismo porque tem uma rede também de fornecedores, de empresas, de pequenos negócios, que fornecem para esses eventos. Enfim, uma grande diversidade de pequenos negócios que giram em torno desses eventos”, afirma. Nesse sentido, Yves reforça que essa vertente turística movimenta toda a cadeia e gera emprego e renda.

Anualmente, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil e de outros países vêm a Natal se reunir em congressos, palestras e outros eventos. A presidente do NCB cita dois exemplos, um congresso de análises clínicas que reuniu mais de 3 mil pessoas e, em setembro, um de dermatologia que trará 6 mil pessoas. A expectativa é fechar o ano com 10 eventos internacionais.

Apesar de dispor de uma infraestrutura adequada para os MICE, ainda há um olhar limitado para esse potencial, que vem sendo combatido a partir de ações de entidades como o NCB, diz Jarbiana: “Natal já é consolidado como destino de lazer, e o nosso desafio é ampliar esse olhar para consolidar Natal também como destino de eventos. Para isso, temos a grande vantagem de ter a melhor logística de eventos do Brasil, uma vez que o nosso centro de convenções, além de ser em frente ao mar, com vista para o Morro do Careca, e à rede hoteleira”, afirma.

O Natal Convention Bureau é uma entidade sem fins lucrativos mantida por empresas privadas, associadas e ligadas ao setor de eventos, e realiza parcerias com o poder público. Jarbiana adiciona que o NCB leva o nome de Natal a eventos em outros estados, como o fez na edição 21ª feira Evento Business Show, com apoio do Sebrae/RN.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Deputado Luiz Eduardo fica ferido após grave acidente na BR-101; trecho foi interditado

Um grave acidente envolvendo três veículos sendo dois caminhões e um carro...

Inmet emite alerta de vendaval para todo o RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de vendaval...

TJRN decreta prisão preventiva de Wendel Lagartixa

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte...

Jaime Calado perturbado com redes sociais: “Não Acesso Mais”

São Gonçalo do Amarante vive um cenário político agitado, de acordo com...