Lar Internacional Confederação Israelita do Brasil critica postura de Lula ao ignorar vítimas israelenses em conflito no Oriente Médio
Internacional

Confederação Israelita do Brasil critica postura de Lula ao ignorar vítimas israelenses em conflito no Oriente Médio

A Conib (Confederação Israelita do Brasil) manifestou sua preocupação nesta terça-feira (24) com a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação aos conflitos no Oriente Médio. A confederação destacou que, durante seu discurso na ONU (Organização das Nações Unidas), Lula demonstrou simpatia pelas vítimas dos conflitos em Gaza e no Líbano, mas não fez menção às vítimas de Israel, o que, segundo a Conib, evidencia uma postura desequilibrada do governo brasileiro.

Em seu discurso na ONU, além de abordar a guerra na Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio, Lula também mencionou as crises no Sudão e no Iémen, que afetam 30 milhões de pessoas por meio de mortes, fome e deslocamentos forçados. O presidente sugeriu que a proposta de paz elaborada por Brasil e China para a guerra entre Rússia e Ucrânia permanece em discussão.

“Ao expressar simpatia pelas vítimas em Gaza e no Líbano, o presidente ignora as vítimas de Israel, esquecendo que os conflitos foram iniciados pelos grupos terroristas Hamas e Hezbollah, apoiados pelo Irã, e que Israel está em um legítimo direito de defesa”, afirmou a Conib.

Na ONU, Lula criticou a intensificação do conflito no Oriente Médio, advertindo do risco de uma guerra generalizada. Ele destacou a crise humanitária em Gaza e na Cisjordânia, que se expandiu para o Líbano, enfatizando que a violência que começou como atos terroristas contra civis israelenses se transformou em uma punição coletiva ao povo palestino. “São mais de 40 mil vítimas fatais, em sua maioria mulheres e crianças. O direito de defesa se tornou um direito de vingança, dificultando acordos para a libertação de reféns e adiando o cessar-fogo”, comentou.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Ataque do Irã é “totalmente inaceitável”, diz secretário de Estado dos EUA

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, classificou o ataque...

Em declaração oficial pela TV, Líder Supremo do Irã promete vingança

Na última semana, o Oriente Médio foi abalado pela notícia da morte...

Brasil enfrenta nova onda de calor pela 7ª vez no ano

Pela sétima vez neste ano, o Brasil está enfrentando uma onda de...

Marinha alemã faz exercício raro no Estreito de Taiwan

Dois navios da marinha alemã, incluindo uma fragata, navegaram pelo sensível Estreito de...