Lar Cidade Interdições no centro de Natal vão durar até novembro
Cidade

Interdições no centro de Natal vão durar até novembro

Em maio de 2023, a Prefeitura de Natal iniciou obras de revitalização no Centro da Cidade. As obras fazem parte da revitalização do Centro Histórico de Natal, se estendem por toda a região da Ribeira e Cidade Alta e devem durar até novembro. As obras da Cidade Alta possuem prazo de conclusão de 6 meses, com previsão de serem finalizadas até o fim do mês de outubro, enquanto as obras na Avenida do Contorno e Ribeira, estão previstas para serem finalizadas até a segunda quinzena de novembro. Comerciantes reclamam que as interdições têm causado prejuízos ao comércio.

As obras realizadas no bairro da Cidade Alta acontecem na rua João Pessoa, rua Ulisses Caldas, rua Princesa Isabel, e avenida Rio Branco, e têm como objetivo a revitalização do espaço público, com proposta de nova ambientação voltada para a oferta de maior atratividade ao público e comerciantes. O projeto, divulgado em fevereiro de 2023, traz para a rua João Pessoa, além da uniformização do nível do piso, urbanização e paisagismo. A rua também contará com tecnologia que terá suas fiações elétricas e de telecomunicações com passagem em tubulação subterrânea, apresentando à cidade um novo conceito livre de poluição visual. A nova etapa do projeto tem início previsto para a segunda quinzena de abril, e possui modificações no planejamento arquitetônico que foram realizadas de acordo com o requisitado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e tem o prazo de 6 meses para conclusão.

Com ruas interditadas, e dificuldades de mobilidade, as calçadas da Rua João Pessoa são tomadas pelas fortes reclamações dos comerciantes e pedestres que por lá precisam circular. Iniciadas em 2023, até o momento as obras da Cidade Alta não apresentaram o progresso desejado, como foi denunciado pelo comerciante Edmilson Estelito, que trabalha no bairro há 30 anos e se preocupa com o que se tornou o Centro da Cidade. “Preocupa porque a gente não sabe como vai ficar a questão do futuro, pra quem tem comércio e sobrevive desse comércio vai ficar uma dúvida no ar”, disse o comerciante.

Após 17 anos trabalhando na Cidade Alta, o taxista João Eduardo critica as decisões tomadas para o Centro da Cidade. “É uma decisão muito arcaica, se quer atrair público para o Centro, o certo seria realocar as secretarias e órgãos públicos de volta ao Centro”, reclamou o taxista. “Eu acho que antes de fazer algo assim deveria ter que ser pedido uma opinião pública, fazer uma audiência pública, e perguntar se o povo quer que feche as ruas, pois tem que dar ao povo o que o povo quer”, concluiu João Eduardo.

Pedra do Rosário

Assim como percebido na Cidade Alta, ao andar pela Ribeira é possível perceber os inúmeros canteiros de obras e cercos metálicos de proteção, comprometendo a mobilidade urbana de pedestres, ciclistas e motoristas. Apesar do transtorno à população, não há a oferta da devida sinalização para pedestres ou motoristas, como nos foi informado pelo motorista Luiz Laelson, que disse “passo por aqui e não vejo nenhuma organização do trânsito, e ainda preciso parar longe para ir aonde quero”.

Com orçamento de R$40 milhões, as obras no bairro da Ribeira estão com conclusão prevista para coincidir com a festa da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, que acontece no dia 21 de novembro. O secretário Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informou à Tribuna que as obras fazem parte do projeto de urbanização da cidade. “O orçamento inclui a Pedra do Rosário, a urbanização do Centro da Cidade e Ribeira, revitalização de duas praças, Avenida do Contorno e o centro de contemplação onde serão realizadas as missas”, disse o secretário.

A principal obra é a da Avenida do Contorno, que contará com nova pista para ciclistas e pedestres, bem como a construção de nova área para realização de eventos religiosos na Estação Turística e Religiosa Pedra do Rosário.

A empresa Certa, responsável pelas obras na Cidade Alta e Ribeira, comunicou à Tribuna que as obras da Avenida do Contorno e Ribeira estão de acordo com o prazo programado, que prevê conclusão para outubro de 2024, com possíveis atrasos se dando apenas pelas chuvas previstas para a cidade de Natal.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Cerca de 70 filhotes de tartaruga são soltos na praia de Maracajaú

Cerca de 70 filhotes de tartaruga foram soltos na praia de Maracajaú,...

Eraldo Paiva avança em pré-candidatura à prefeitura de São Gonçalo

O pré-candidato à prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT),...

Prefeito Eraldo Paiva participa de encontro em Serrinha para construção do plano de governo

No último dia  (11), a comunidade de Serrinha, em São Gonçalo do...

Obras da avenida Xavantes e na lagoa de captação de Cidade Satélite começam na próxima segunda

A Prefeitura de Natal vai iniciar as obras de drenagem, pavimentação, construção...